Como descobrir outros prazeres na vida? O que fazer quando a juventude acaba?

Peço que não me julguem. Só consigo ver a juventude como o ápice da vida e sempre me perguntei qual o prazer de quem já é velho, de quem não tem mais a beleza como aliada. Ultimamente estava me questionando o pq desse meu pensamento tão fútil ser tão incisivo dentro de mim e percebi que é devido eu ter sido criada em um ambiente onde a beleza física é vista como a melhor qualidade de alguém, a qualidade que "abre portas". Isso sempre me fez ter uma pressa absurda em conquistar tudo o mais rápido possível, pq depois "não terá mais graça" "qual a graça de ter o emprego dos sonhos mas ser velha" "qual a graça de ter isso mas ser velha" Acredito que isso soe de maneira muuito fútil, e é claro que nunca falei isso pra ninguém, mas fui 'educada' com esse tipo de pensamento e hoje vejo que cultiva-lo fará de mim um ser doente. O que mais quero é descontruir isso, n quero ter inveja das mulheres mais novas quando eu estiver mais velha e sim ter a alegria que vejo em mts delas. Tenho 21 anos
anônima
anônima
anônima
anônima
10/03/2017 13h49

Oh, eu ja pensei assim. E, talvez continue pensando um pouco dessa forma no sentido

de não querer ser uma pessoa velha que dependa de outras pessoas. Ou chegar a idades super altas (isso eu nem quero), mas não poder sair de uma cama, de uma cadeira. Acho que é a pior coisa nesse momento da vida.

Não penso com relação ao 'termino da beleza física jovem', pois isso é inevitável, mas confesso que ja pensei como vc. Respondendo a sua pergunta, eu quando estiver velha os prazeres que quero desfrutar são mais mto mais viagens e autoconhecimento{e é algo bem comum pra alguns velhos kkk], buscar sair dessa vida maluca diária de pressões, de fingimentos, de não poder ser, mtas vezes, quem vc é...

Ah, pra vc descobrir outros prazeres( msm ainda com 21) vc precisa estar aberta a conhecer outras coisas e não ter medo/vergonha de buscar conhece-las. acho que vc ja está buscando, ao questionar esse seu ponto de vista. E isso é bonito. E s´ te fará bem.

p.s. E acho até bom fazer questões assim, pois são poucas pessoas que param pra pensar: Ah, legal, e quando eu ficar velha?; vou ter dinheiro da onde (caso, seja pobre, tipo eu), o que vou fazer?, eu, particularmente, não quero parar de trabalhar com mais de 50, 60anos, trabalhar é tortura, pode até ser o trabalho que vc ama, mas ele te consome e, pra mim, uma vida não pode se resumir a trabalhar mto e depois receber uma graninha pra passar uns anos de vida, já que sua força de trabalho já não é mais interessante, útil, e vc já sem mta disposição física, saúde, resta aguardar as doenças e a morte.... Definitivamente, essa seria a pior vida que eu poderia ter.