15/03/2021 02h27

A empiria mostra claramente que onde há mais livre mercado e estabilidade política, há menos

pobreza.

A pobreza é gerada principalmente pelo próprio estado.

A instabilidade política é um exemplo que o brasileiro já deveria estar acostumado, já que o Brasil vive com uma política turbulenta.

Os países em geral que é difícil de empreender, estes costumam gerar mais pobreza. A liberdade de empreender desperta nas pessoas o senso criativo delas, em uma sociedade socialista, as pessoas se sentem presas, sem a chance de poder lucrar, e isso as desmotiva para criar algo inovador no mercado.

O Brasil é um exemplo de capitalismo fracassado, um país enorme com 4 bancos, 4 operadoras de telefonia, internet cara e pouco acessível.

Mas por que isso acontece? Porque o estado cria essas aberrações, distorce o capitalismo em forma de socialismo moderno e finge que a culpa disso é do "empresário malvadão".

É como se você criasse um hotel e colocasse um monte de regras absurdas, um monte de gente ia preferir a concorrência, mas se você conversasse com o prefeito e ele dificultasse para novos hoteis surgirem na cidade, as pessoas iriam usar seu hotel ruim, todos usariam forçadamente.

Nesse caso, o hotel é o monópolio brasileiro de empresas ruins e o prefeito é estado. O estado não deixa você usar a concorrência, e o que já tem no mercado é péssimo.