Para aqueles que já têm, o que disseram e quando perceberam que era o momento oportuno?
Eu já tenho um, de 9. Infelizmente não mora comigo, sou separado. Passo férias com
ele.Ele já faz comentários e eu percebo que já tem alguma informação, estou esperando mais um pouco, quando perceber momento vou sentar pra conversar.
Muito provavelmente ocorra em breve e vou procurar responder todas as dúvidas e deixar claro que existe um momento, e que o correto é quando se atinge maturidade, devido a responsabilidades, riscos e consequências.
Hoje já vejo sua relação com as meninas e procuro orientar sempre respeitar, não brigar, falar palavrões e provocar as mulheres. Digo pra ter paciência, ouvir e elogiar elas, independente do que estejam fazendo.
Quanto a sexualidade em si, a minha preocupação é em educar de forma que o sexo não seja visto como feio, maligno, ruim, do demônio ou qualquer tabu que ainda temos visto por ai.
Sexo é saudável, genitália é bonita, não é suja e não é crime ter curiosidade ou vai pro inferno se tiver vontades.
Pois hj condenamos as crianças por se tocarem, se conhecerem e castigamos se olham pelo buraco da fechadura. Isso cria tabu, traumas e preconceito.
Manter porta aberta pra ele ter liberdade de questionar e compartilhar situações, se ele desconfiar de adultos ou amigos que estejam se comportando de maneira suspeita. Isso eu tenho muito medo, meu filho ser vítima de adultos ou algum amigo ser e ele não ter confiança de compartilhar com os pais.