Por que o SUS não deve ser privatizado?

O governo Bulbassauro emitiu um decreto hoje em que autoriza a realização de estudos de viabilidade em relação a PPPs na área da saúde, mais especificamente as UBS.
É óbvio que os progressistas estão revoltadíssimos com a ideia e vários "especialistas" (militantes) estão se mostrando contrários e criticando o decreto.
Aqui a Globo tentando passar o lixo progressista como opiniões qualificadas e técnicas:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/10/28/obscuro-apressado-e-inconstitucional-especialistas-analisam-decreto-sobre-privatizacao-dos-postos-de-saude-do-sus.ghtml

Obviamente só se vê chorume por aí, não há qualquer argumento racional pró-SUS, se é que pode existir algum.
anônimo
anônimo
05/04/2021 22h41

Não tem nada com privatização de SUS, o governo só abriu precedente para estudos de

viabilidade para desvinculação da gestão das Unidades basicas de saúde (UBS) da administração direta do serviço público.

Não tem nada de novo e esse modelo já é adotado na gestão hospitalar desde a lei 9.637 de 1998 assinada pelo então presidente FHC.

Acabar com o sistema de financiamento público de saúde só é viável através de mudança na constituição já que chamemos do que quisermos O "Sistema" a CF de 1988 preconiza que a saúde é obrigação do Estado.

De resto, é apenas retórica e gritaria de gente preocupada em fazer a oposição pela oposição, falar bonito e alimentar o obscurantismo e o medo nas camadas menos favorecidas da população.