Ouvi isso ontem o cara disse assim. Lá nos estados unidos o governo pega 80% da herança do falecido e o filho fica só com 20% pq lá eles não concordam que a pessoa viva de uma renda que ela não batalhou pra ter diferente do Brasil que o capital do falecido continua com a família e a pessoa pode viver a vida toda sem trabalhar.

anônimo
O problema do imposto sobre herança é que é muito difícil de rastrear, há várias
maneiras de contornar isso.O problema do Brasil não é nem isso, o problema é que usamos um modelo de tributação regressivo que afeta sobretudo a classe trabalhadora.
Há anos foi percebido pelos países desenvolvidos que tributar o consumo e o serviço tem efeito perverso que recai sobre os mais pobres, enquanto tributar a renda, herança, lucros e dividendos é o mais correto já que afeta os que possuem mais dinheiro e podem pagar sem empobrecer.
Não que eu seja a favor de imposto, pra mim imposto teria que ser o mínimo em absolutamente tudo, entretanto, não faz sentido tributar indiretamente os mais pobres maciçamente enquanto prega o fim da pobreza, é o mesmo que dar com uma mão e tirar com a outra.
Outra vantagem de tributar mais a elite é que a elite tem poder e influência para brigar com o governo, já o povo se torna escravo do sistema.
Os EUA já perceberam isso há anos, enquanto no Brasil se aumenta imposto de gas de cozinha da empregada doméstica.
Mas em toda hipótese, VIVA O SUS, apesar dos EUA sem SUS vacinar mais que o Brasil huahuahua.