Você prefere que sobre um dinheiro final de mês, ou é do tipo que usa cartão de crédito, e só vê o dinheiro na hora de pagar os boletos?

anônima
O correto é usar cartão de crédito apenas para compras específicas, grandes e parceladas.
Por
exemplo, você quer muito um celular, mas custa 5 mil reais, porém como não tem todo esse dinheiro naquela hora, pode parcelar em 10x s/ juros de 400 reais que ai já cabe no orçamento. O certo é você se limitar a apenas entre 1~2 cartões de crédito no máximo, ter mais do que isso pode te confundir, perder as rédeas e acabar te prejudicando.
Entretanto, para compras em geral, sobretudo compras pequenas e à vista, prefira pagar no débito/boleto.
O problema do cartão de crédito é que ele causa uma ilusão na sua cabeça de que você está cheio da grana, afinal, você faz um banho de loja e parcelando tudo em 12x, parece que você enriqueceu, mas na verdade é apenas uma ilusão, na verdade você está devendo 4x ou 5x o seu salário, logo você se encontra no prejuízo, em déficit.
Uma coisa que eu faço é, sempre anoto aquilo que eu comprei parcelado em um caderninho, pelo menos eu sei que aqueles valores já estão comprometidos com o cartão de crédito, logo se minha renda é 1000 e o total das minhas parcelas somam 300 reais, tenho 700 ainda livres.
Tem gente que usa aplicativos, mas eu sou da velha guarda, ainda prefiro fazer a conta no lápis em um papel mesmo huahuahua.
Às pessoas devem entender que cartão de crédito não é uma extensão do salário, é apenas um empréstimo que você ainda terá que pagar. Ele é ótimo e ajuda muito quem sabe usar, mas deve usar com responsabilidade pois pode causar grandes prejuízos.