Gente, conheço vários nordestino legais então minha pergunta não tem preconceito, apenas uma curiosidade. pq se reparar bem a maioria tem cabeça grande...Tenho uma amiga que se refere a eles como o "pessoal lá da terrinha" kkkk e namora com um pernambucano cabeçudo. Kkkkk
Se vocês vêem xenofobia na minha pergunta precisam se tratar.
Se vocês vêem xenofobia na minha pergunta precisam se tratar.
Por causa da história de povoamento do local. Se vc observar a origem étnica, o
Brasil possui diversos adensamentos de miscigenações distintas. Por isso, conseguimos identificar de que região a pessoa pertence, só de olhar o biotipo.Como RJ e SP formam uma megalópole, atraem muita mão de obra e acaba aqui ficando o Brasil todo batido no liquidificador. MG , rola mais ou menos o mesmo devido ao minério.
Já em outras regiões do país, é fácil identificar porque houve pouca diluição étnica. Ex, indivíduos com características indígenas, é fácil associar ao norte e centro-oeste. Lógico que há índios no Paraná entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, mas é mais comum no norte. Falando em Foz, do jeito que chega gente daqueles países muçulmanos lá e eles se proliferam, vi isso ao visitar o cemitério local, acredito que futuramente, quando observarmos alguém com traços árabes, associaremos ao Paraná, da mesma forma que os japoneses deduzimos como paulistas e os alemães, de SC.
Os negros, por exemplo, não há homogeneidade no Brasil. Em uma região chegaram os escravos da Angola, em outra região da Somália etc. Num estado, mais imigrantes ingleses, em outro se fixou a colônia portuguesa. Bla bla blá, por isso as diferenças físicas. Recentemente, fui ao ES e percebi que quase não havia negros. Aí, observando as cidades do entorno, descobri a influência alemã. É tudo questão de como se formou cada adensamento. Nos livros de História sobre cada cidade, vc encontrará essas respostas e entender melhor as respectivas peculiaridades étnicas, econômicas, arquitetônicas, folclóricas, religiosas etc.
Sobre a xenofobia, por "cabeçudas" ser um termo perjorativo, vc foi preconceituosa sim e queria causar.
Os pernambucanos não são cabeçudos. Vc fez uma generalização, baseada em apenas 1 indivíduo, ao meu ver equivocada. Visitei o estado algumas vezes e a única coisa que achei curiosa é tom da pele, uma mistura de índio, negro e indiano c/ cabelos ondulados. Talvez cafuzos, índio + negro.