Se você tenta terminar com a pessoa e ela ameaça se suicidar, o que fazer?

Essa semana fiz as malas e disse que iria embora durante a semana. Mas ele ficou extremamente bravo, falou que ia jogar minhas malas na rua. Depois veio explicar que não tem se sentido bem ultimamente por conta da morte da mãe dele, e veio falar do passado dele. Mas faz um ano que ela morreu, eu sei que cada um tem seu tempo. Mas ele não tem feito o mínimo como marido, só tem jogado 24 horas por dia, ele falou que ia melhorar, mas ontem mesmo falhou e não me buscou no trabalho pra ficar jogando.
Ele também falou que se eu largasse dele , ele iria se suicidar. Que eu estou querendo largar ele pra ir dar pra outro, enfim.
Mas ele não faz o mínimo, é difícil enxergar algo a longo prazo com alguém que só joga. Não dá suporte em ajudar na casa, em aspecto sexual, carinhoso.
A gente sai pra comer um lanche, ele não é capaz de pagar um lanche pra mim, eu que pago minha parte e ele é meu marido. Eu estou exagerando? E desculpem , desabafei total.
Esse tipo de relação pode vir a se tornar perigosa pra mim, de agressão e tal? Devido a ele falar em suicídio?
anônima
anônima
17/05/2021 00h40

Olha, existem alguns pontos para se considerar na sua fala
1. "Ele falou que ia melhorar"

-> Uma pessoa não pode definir o ritmo em que ela se recupera de um trauma emocional. Se fosse assim todo mundo diria que iria melhorar e melhoraria instantaneamente. Ninguém gosta de estar na fossa. Você é uma insensível por cobrar isso dele.

2. "Ele não é capaz de pagar um lanche pra mim, eu que pago a minha parte" -> Você é a ESPOSA ou a FILHA dele porra? Desde quando alguém tem a obrigação de te pagar alguma coisa?
Se você está exagerando? Sim, você está. Você não tem o direito de cobrar que alguém pague ou deixe de pagar algo pra você se essa pessoa não estiver te devendo isso.
Se você trabalha (Parto deste pressuposto porque você disse que paga a sua parte, logo precisa tirar dinheiro de algum lugar) e ainda assim exige que alguém pague alguma coisa pra você, você é só mais uma encostada dessas que tem em qualquer lugar por aí, querendo um pai ao invés de um marido. Ninguém é obrigado a te bancar Mulher encostada é um bagulho nojento, só pare.

3. "ele falou que iria se suicidar". Olha, eu já passei por essa situação e, vai por mim, continuar com ele não vai melhorar a situação em uma virgula sequer. Vai ser ruim pra você, que quer terminar com ele; Vai ser ruim pra ele, que vai ter uma encostada que só está com ele por pena; Vai ser ruim pro futuro dos dois, que vão estar em uma relação que está se arrastando ao invés de estarem cada um procurando um parceiro melhor do que o outro para sí... Enfim, vai ser ruim pra todos em todos os sentidos.
Se você quer tanto assim terminar com ele, termine. Mas fale com algum amigo ou parente próximo e que se importe com ele sobre a situação e sobre a ameaça dele se matar e peça pro parente ou amigo cuidar dele, aí sim termine. Fazendo isso a responsabilidade passa a ser da outra pessoa pra quem você contou o fato. Você não tem que se responsabilizar pelo bem estar emocional de ninguém, não é sua obrigação, nem moral, nem legal.