Se não existisse essa grande desigualdade social no país, se a pobreza fosse reduzida em menos da metade da população, se todos tivessem uma distribuição de renda alta, o Brasil seria um país bem desenvolvido? Claro que para isso seria necessário muitos investimentos em muitos aspectos do país, mudanças no sistema, mais eficiência dos governantes e tal, mas gostaria de saber sobre essa questão... acha que se não existisse essa desigualdade toda no nosso país seria um lugar como os EUA, o Canadá, a Noruega...?
Acho que faz sentido o que falou, em lugares com menos pobreza e mais desenvolvimento
normalmente existe menos desigualdade, o problema é nquando você faz a relação entre esses dois fatores que você colocou aqui: desenvolvimento e desigualdade.Você sugere que a redução da desigualdade
primeiro lugar traz desenvolvimento, quando isso normalmente ocorre de forma contrária, a presença de desenvolvimento reduz a desigualdade, por meio da produção.
Na realidade, o que tende a ocorrer em uma resolução imediata da desigualdade por meio da mera redistribuição de renda é uma igualdade sem desenvolvimento, com todos na pobreza, como é possível observar em muitos países da América Latina atualmente ou em vários países africanos, como Angola e Moçambique e até mais recentemente em social-democracias, já que não há como negar que Europa e Estados Unidos estão degringolando.