Preconceito, frescura ou novos tempos?

Não pode falar que comeu gordices, pq ofende às pessoas acima do peso.

Não pode dizer que tem um batom cor da pele, já que existem vários tons de pele.

Não pode chamar a pessoa que trabalha em sua casa de empregada, é secretária do lar ou a “moça que trabalha aqui em casa”, sendo que quem tem um emprego, é empregado.

(E tantos outros exemplos)
anônima
anônima
05/06/2021 22h37

Se faz de sonso quem quer
1- Quando você chama um alimento de gordice, é como

se você estivesse colocando um rótulo de que pessoas gordas só se alimentam de coisas altamente calóricas, o que não é verdade. Existe pessoas gordas que tem uma alimentação nutricionalmente muito mais saudável e equilibrada do que outras pessoas que são magras.
2-Você já parou para pensar que o que é na cor nude para você pode não ser para outra pessoa? Se 'nude' se refere ao que é desprovido de roupa, ao tom que se aproxima da pele, o termo pode, então, ter muitas definições. Segundo o jornalista de beleza e maquiador Tássio Santos, "a mente das pessoas que decide nomear um tom muito específico como nude, intencionamente ou não, está contaminada por uma lógica que prega a pele branca como universal".
Nesse sentido, o tom que vemos sendo nomeados como nude em maquiagens, sapatos e roupas tem a ver com um bege clarinho ou puxando para o rosado, algo que exclui a diversidade de tons de pele que existe no mundo. Apesar disso, esse conceito, um tanto excludente, vem sido debatido e colocado em questão por diversas marcas.
3- https://m.facebook.com/NomesCientificos/posts/1882070681943435