Toggle navigation
Beleza Moda Lifestyle GenteSaúde ComportamentoColunistasBlogs
Toggle navigation
Por que os homens pensam tanto
em sexo?Detalhes do funcionamento do cérebro masculino esclarecem a questão
Cérebro dos homens tende a pensar 2,5 mais vezes em sexo do que o das mulheres Cérebro dos homens tende a pensar 2,5 mais vezes em sexo do que o das mulheres
Foto: Stock Photos, Divulgação
Redação Donna Postado por Redação Donna 25-03-2010 às 16h23
O senso comum de que homens e mulheres pertencem a mundos diferentes, representados por frases conhecidas como “eles são de Marte, elas são de Vênus”, pode ter uma fundamentação científica.
A área de defesa do cérebro – chamada núcleo premamilar dorsal — é maior no cérebro masculino e contém circuitos especiais que detectam desafios territoriais. A amídala, que atua como sistema de alarme contra ameças e perigos, também é maior nos homens, o que faz com que eles estejam mais alertas.
No entanto, a área da “compaixão” – sistemas neuronais de espelho – é maior e mais ativa no cérebro feminino. Isso explica porque as mulheres são mais receptivas a emoções alheias.
Aí vem o dado importante no quesito comportamental: a grande diferença entre os cérebros de homens e mulheres é que a área correspondente ao interesse sexual é 2,5 vezes maior nos homens do que nas mulheres.
No começo da juventude os rapazes produzem de 200 a 250% mais testosterona do que na infância, o que provoca o aumetno de interesse sexual. É quase impossível deixar de pensar em sexo nessa fase. Também os circuitos visuais do homem estão sempre em busca de uma parceira fértil: olhar um corpo feminino é algo natural para um homem.
Apesar dos estereótipos, o cérebro masculino pode se apaixonar tão rápida e profundamente quando um feminino – às vezes até mais, como quando encontra seu par ideal. Ainda que os homens tenham a reputação de serem pouco sensíveis, estudos comprovam que suas reações emocionais são até mais fortes.