O trabalho de uma pessoa é capaz de defini-la perante a sociedade?

A profissão exercida por alguém é determinante sobre a imagem dela? Algumas perguntas aqui relacionam o emprego/desemprego de uma pessoa com a aceitação dela pra uma relação afetiva.

O ofício antigamente marcava o status social do indivíduo, mas hoje é muito comum as pessoas mudarem de ramo profissional constantemente. A troca de empregos é muito normal, antes imagino que não era tanto.

Então, será que a profissão da pessoa é tão determinante ainda sobre quem ela é? Não é possível dissociar o ser humano da sua profissão?

https://youtu.be/LPMl2y0hg5I
anônima
anônima
anônima
anônima
16/05/2017 15h56

Acredito que nunca haverá uma dissociação de fato. Nunca enxergaremos um pedreiro como enxergamos um

médico, por exemplo. O ofício ainda determina muito o status perante a sociedade, há um peso social, não é um fato que ficou no passado, é algo antigo que perdura até a contemporaneidade. Conheço tanta gente que escolhe profissão somente por status que você nem imagina, geralmente são pessoas que se importam demasiadamente com o que os outros pensam e com a imagem que querem transmitir e acabam deixando de lado outras coisas que no futuro pesarão muito mais, como a satisfação de se fazer o que se faz, por exemplo.