Pessoa, por que o Brasil nunca será um país como EUA ou Japão?

Me perguntava várias vezes sobre o fato do nosso país nunca atingir o ápice desses países e me veio na cabeça uma coisa: o brasileiro não gosta de estudar, não gosta de criar, não pensa em fazer cursos que venha a ter uma importância significativa para o desenvolvimento do nosso país. Se formos analisar, o nosso país não predomina ciências exatas, engenharias, uma medicina avançada, tudo o que fazemos é replicar ou comprar produtos e equipamentos de outros países para usarmos aqui. Agora o que a maioria da população brasileira faz? Enquanto o nosso país colocar a literatura e as artes como fator principal dentro da nação, ele nunca será um país desenvolvido. Precisamos de mais engenheiros competentes, mais médicos competentes, mais professores que ensinem disciplinas que venham a contribuir com a melhora e crescimento do país. Enquanto o brasil tiver aquela visão como teve no tempo das escolas literárias, seremos sempre a sombra dos países desenvolvidos.
anônimo
anônimo
30/05/2017 21h10

O Brasil tem uma história diferente, valores diferentes, organização diferente, território diferente, pessoas diferentes, investimentos

diferentes e até "idade" diferente kkkk. E inclusive, Japão e EUA são bem diferentes entre si...

Dentro das ciências humanas economica e política não existe certo ou errado, pior ou melhor, existem necessidades e interesses mutáveis de seres racionais/"irracionais" (nós kkkkk) q a depender do momento vão ou não ser suprimidas, das mais variadas formas. É fato q falando de qualidade de vida (fim das tecnologias) o Brasil "perde" pra esses países, mas mesmo q mude, assim como Japão e EUA são diferentes o Brasil será diferente. Pessoas são complexas, relações são complexas, quanto mais um país...

A "culpa" não é exclusiva do povo brasileiro, diversos fatores históricos, sociais e culturais culminam nessa falta de interesse de q vc fala. Claro, cada um tem sua parte mas é difícil ensinar francês pra pessoa e querer q ela fale italiano não é mesmo?

Seria o "crescimento" do país visto como uma necessidade? O q é crescer? Quem decide isso? Não são as pessoas a alma da nação? Não é o crescimento das pessoas o mais importante e o do país consequente deste, ambos num ciclo de ação e reação? Quem está subjugado a quem, o homem ou o capital?

O q vc pode fazer, o q cada um de nós q temos a oportunidade de enxergar essas questões podemos fazer é agir no nosso meio pra q aqueles a nossa volta abram os olhos. Eu acredito q a educação é o primeiro passo a ser dado, e o mais importante, e ele acontece não só numa sala de aula, acontece em nossas casas, entre nossos amigos... as necessidades estão aí, vc sabe disso, o Brasil tem potencial pra ser muito melhor PARA TODOS, vc sabe disso. Pare de apenas reclamar, pare de menosprezar a SUA cultura, seja exemplo, estude e replique. Comece por vc.

P.S.: não quero aqui insinuar q problemas como a desigualdade vão desaparecer, mas eles podem SIM ser amenizados. A um capitalismo mais humanizado.