O que falta para nós nos unirmos como nação?

Durante invasão japonesa da China em 1937, comunistas e nacionalistas deixaram de lado suas diferenças e uniram forças contra o império do Japão.

Atualmente o Brasil está sofrendo dezenas de ataques internacionais, principalmente contra o nosso agronegócio e sobre a Amazônia. Se procurar por "internacionalização da Amazônia" no Google, serão encontrados mais de 36.000 resultados sobre o assunto.

Sem dúvida estamos vendo uma tentativa de fragmentação do Brasil através de uma guerra híbrida. Há um forte apoio estrangeiro a favor de uma oposição do governo atual, seja ele qual for. Isso independe de quem é o nosso presidente, se é Bolsonaro, Lula, Ciro, Tiririca ou o Frota.

Não é raro ver brasileiros defendendo uma intervenção estrangeira aqui. Toda vez que um brasileiro vai à público apoiar pautas estrangeiras contra o próprio país, apenas por discordar do governo atual, estamos alimentando cada vez mais os interesses de outras nações e prejudicando as nossas.
O que falta para que nós brasileiros consigamos nos unir como nação e defender os nossos interesses perante o mundo, independente do viés político, tal como dois irmão que passam o dia brigando, mas um defende o outro diante de uma agressão externa?
13/08/2021 11h19

Não existe patriotismo forçado, centralizar a questão da identificação com o lugar vive em um

estado gigantesco e distante não funciona. Além disso, tem toda a carga cultural: o brasileiro médio não tem vocação para nada muito elaborado, que requeira firmeza, trabalho duro, princípios, planejamento, etc.