Minha vida toda engoli sapo dos outros e fui saco de pancadas, isso afetou minha autoestima?

Dentro de casa, fui ensinada a não responder. A melhor resposta é aquela que não se dá. Balela, caí na mão de amizades falsas e perversas, uma vez uma "amiga" pegou água pra mim e era água suja podre de dentro da geladeira que tinha carne crua dentro do vaso...ela era perversa. E ainda dizia que eu não sabia brincar.
Uma vez apanhei da minha mãe e peguei conversa de duas "amigas" dando risada, porque levei porrada e elas ficaram sabendo. Sendo que eu fiquei muito triste.
Isso tudo pq? pq sou bonitinha, educada e isso irrita?
Diante disso e muitas outras situações, como quando tentavam me diminuir, se engrandecer perante a mim, eu fiquei calada. Ou não reagi como deveria, me afastar. Pq era carente de amizades, mas hoje sei que antes só que mal acompanhada.
Apesar de ter raiva de mim mesma, por não ter tido uma reação a altura, sei que a vida trouxe o que essas pessoas merecem pra elas direitinho.
Isso pode ter afetado meus pensamentos, minha forma de ser e agir e auto estima? tenho tendência a depressão e pensamentos negativos, mas nem sempre foi assim.
anônima
anônima
anônima
anônima
15/08/2021 17h27

Com certeza, nada melhor do que dar uma bela resposta e se retirar, pra pessoa

te valorizar e você ter amor próprio , isso eleva a auto estima, dá uma dose de revigorada.