Seria essa a solução para o meu "problema"?

Sou um jovem de 17 anos (prestes a fazer 18), e sempre vivi preso em casa por dois motivos em especifico, a falta de recursos financeiros e o conservadorismo exagerado dos meu pais (principalmente por parte da minha mãe), que me privava de várias coisas e priva até hoje com a desculpa de que o mundo é perigoso e coisas do tipo... eu não culpo ela, afinal eu sou filho único, e ela é uma mãe maravilhosa, porém tem um grande defeito que seria o fato de me privar a fazer coisas basicas como ir para o centro da cidade sozinho, tudo isso por ''medo''...

Eu poderia ter crescido um muleque birrento e mimado pela proteção excessiva mas acho que no fim eu acabei muito pior, um adolescente inseguro, sem nenhuma experiência de vida, vivo me rebaixando e me comparando com qualquer cara que julgo melhor do que eu, na minha cabeça essa comparação é feita pela ''vivência'' que eles tem e eu não, eu passo horas pensando como eu poderia mudar isso e somente agora me veio a possivel solução para esse meu sentimento de ''impotência''...

FAZER E APRENDER COISAS NOVAS
Eu não sei fazer nada de especial, não sei falar um idioma diferente, não sei tocar um instrumento, não sei nem ao menos o basico que seria jogar bola, acho que eu deveria aprender coisas novas, tenho muita vontade de fazer artes marciais, aprender violão, inglês, libras, algum outro curso, mas só vontade não basta, eu preciso saber se alguém alguma vez ja passou pela mesma situação que eu, e se sim, o que fez para se livrar desses sentimentos e adquirir confiança?

OBRIGADO PARA QUEM LEU ATE AQUI!!!
anônimo
anônimo
17/08/2021 23h57

Saía mais pra fora e comece a aprender a fazer coisas pequenas, desde controlar a

bola de futebol até arrumar algo dentro de casa. Com o tempo o que você pode fazer vai ir aumentando e assim tu vai se sentindo cada vez melhor e menos impotente.

Coloque algum esforço em algo que não seja estudo, como aprender embaixadinha ou algo nesse sentido, a sensação é boa quando tu aprende a fazer. Se tu gosta de basquete aprenda a forma correta de arremessar, assim por diante.

E sobre sair, sugiro que vá com calma e aumentando a distância que tu percorre. Começa amanhã comprando algum docinho no mercadinho do teu bairro, no outro dia vai um pouco mais longe e em outro lugar, no terceiro dia vá em outro lugar só que mais longe. Vá aumentando as "doses" devagarinho e daqui um tempo tu tá lá no centro da cidade e sem sentir medo algum. Vá com calma e paciência, sem medo.

E o caso da sua mãe, não se preocupe, ela pode dizer isso e aquilo, mas não desanima. Sei bem como é, mas não é porque ela diz isso e aquilo que vou parar, não dá. Simples.

E é isso que venho fazendo, simplesmente faço, não penso demais. Se tu ocupa tua mente dificilmente tu pensa.