Será que um dia teremos um novo código penal, leis mais duras?

Onde; homicidas, estupradores, ladrões de todos os tipos, tenha uma pena bem rigorosa e comprida, sem regalias de saída por bom comportamento.
15/09/2021 15h47

Bobagem.
As leis no Brasil já são bem rígidas. A pena máxima eh de 40 anos,

ou seja, praticamente a metade da expectativa de vida. O nosso Código de Processo Penal eh de inspiração fascista baseado no Código de Rocco Italiano, cuja a principal característica eh o sistema inquisitivo com amplos poderes para o juiz.

O Brasil eh um dos países que mais prende no mundo. Tem a terceira maior população carcerária do mundo, há 10 anos atrás era o quinto, ou seja, o número de prisões estão aumentado. Sem falar que existe um abuso de prisão provisória, isto eh, sem julgamento. Nossa lei de drogas agravou ainda mais a situação.

Quem fala que aumenta a pena dos crimes resolve problema da criminalidade não sabe o que diz. O crime eh algo muito complexo. Pode criar novas leis e aumentar a pena dos crimes e ainda sim a criminalidade pode aumentar. Isso eh apenas um discurso populista q não resolve o problema.

Existe uma teoria chamada legislação simbólica, q consiste em a população cobrar o governo por uma solução e o Congresso simplesmente cria novas leis, apenas para da um resposta simbólica para população, esta por sua vez se conforma com isso, mas o problema continua a existir.

Nosso Código Penal e Leis penais já são bastante rigorosos, não adianta criar novas leis. O que falta eh garantir que a lei seja aplicada e os crimes investigados. Investir em serviços de inteligência e outras formas para combater o crime.