Responder a isso é muito mais complexo do que se imagina mas segundo a literatura
espirita e espiritualista, não existe céu nem inferno, os planos astrais são ambientes conscienciais, ou seja, dependem de como esta sua consciência, no momento atual, para a espiritualidade não existe passado nem futuro, só nos mundos mais densos e em algumas orbes por esse vasto universo.Na minha humilde opinião, como disseram; "Se as pessoas soubessem que fazer o bem, serem pessoas boas, é um benefício para si mesmo e não para os seus próximos, e que é registrado no se íntimo tudo de bom e de ruim feito, e que tudo virá a tona no dia da sua passagem, já que nossa consciencia limitada ao cérebro físico volta a se expandir e tem mais amplitude da realidade além do físico.
Segundo o N.T: Deus Julgará Todo Homem Segundo os Segredos (da Sua Consciência).Romanos 2:12 a 16.
Se considerarmos que Somos parte de Deus(imagem e semelhança, mas com livre arbítrio) e ele já esta dentro de cada ser vivente: intrínseco, então o tal Deus que se diz nas escrituras nada mais é do que a consciência dada a cada um.
Então, você vai para o lado que mais você pendeu, já que existem camadas de consciências nesta orbe, se pesar sobre você a maldade, você se tornará denso, triste por ver as maldades que fez, já que sua consciência se expandirá como disse antes...e se auto condenou a ficar em um ambiente denso, ninguém te castigou a não ser você mesmo. Necessário será que reconheça as merdas feitas e que queira evoluir reencarnando para que possa tentar ser uma pessoa melhor e na próxima reencarnação e desencarne deste mundo possa ir para um plano mais sutil e evoluído. Aqui não é a realidade, visto que o espírito é eterno e o físico "reciclável".