Por que quase tudo custa mais caro no Brasil do que no exterior?
Moeda fraca + Altos impostos.
O Brasil tem o histórico de desvalorizar a sua moeda com
o intuito de "ajudar" os grandes exportadores, com a suposta intenção de "turbinar" a economia. Vendemos mais barato para os gringos para importar mais caro depois, é uma política burra que se arrasta por décadas. O Brasil acredita que vai "enriquecer" vendendo banana e minério de ferro para os gringos com uma moeda mais fraca. Na questão tributária, não é que a carga tributária no Brasil seja extremamente alta, na verdade estamos dentro da média da OCDE, que é o grupo de países "ricos".
O principal problema é que ela é INJUSTA, o Brasil lamentavelmente tributa mais o consumo e os serviços, e menos a renda e o patrimônio, encarecendo o custo de vida para os mais pobres que acabam indiretamente pagando mais impostos.
Nos países mais desenvolvidos, como o Canadá, o maior peso recai sobre a renda e o patrimônio, penalizando as pessoas que tem mais dinheiro e menos sobre o consumo, onde afeta a camada mais pobre da sociedade.
Para você ter uma ideia, no Brasil, a carga tributária que recai sobre um smartphone chega a 40%, ou seja, se você comprar um celular de 1000 reais, 400 reais vão para colo do estado brasileiro. Em NEW YORK, nos EUA, por exemplo, para você ter uma ideia, você paga impostos apenas uma vez de 8% sobre o valor final do produto. Ou seja, se você chega para comprar um aparelho celular em nova york, e o valor do aparelho está 1000 dólares, você pagará esses 1000 dólares + 80 reais de taxas.