Quais são os problemas com o Diagrama de Nolan?

Vamos lá então, o significado de Direita e Esquerda mudou e desde então eles possuem um significado associado a economia.
Direita são os liberais e a Esquerda são os socialistas, só que porém não é uma dicotomia, se fosse uma dicotomia, seria socialismo versus capitalismo, porém temos liberais, capitalistas que não chegam a ser liberais, capitalistas que são mais intervencionistas, socialistas e comando para o comunismo que não existe.
O Diagrama de Nolan que é a visão de um losango e o interessante é que ele fala sobre liberdade econômica e liberdade individual, no final, em todos os regimes, você tinha uma grande centralização onde não havia nem liberdade econômica e nem liberdade social.
Por exemplo, Stalin era socialista e veja o quanto isso mudou daquela época pra cá em termos de liberdade cultural. Se a gente ficar nessa dicotomia entre Esquerda e Direita, a gente não enxerga isso, que tem essa discussão se você era de Esquerda ou de Direita mas a questão é que Socialismo Stalinista e regimes totalitários e Nazismo eles estão no Diagrama de Nolan, só que lá embaixo.
anônimo
anônimo
03/11/2021 04h53

Acho que um dos principais problemas do diagrama de Nolan é que ele não leva

em consideração que a política é feita por pessoas, e não por projetos. Saber quem são os aliados aos candidatos e quem se opõe aos candidatos parece ser algo que ajuda mais a explicar a política partidária e as ONGs e institutos do que propriamente seus projetos de poder.
Por mais que muitos digam que direita e esquerda não são coisas bem estabelecidas, acho que as pessoas fazem isso pois usam o referencial errado; esquerda e direita são coisas muito bem estabelecidas se você olhar para as pessoas em vez dos projetos, mesmo que talvez tenham mudado de nome.