Na sua opinião, o Brasil vai ser um pais mais justo e de primeiro mundo um dia?

Tipo os impostos voltarem e virar beneficio. Menos corrupção. Menos partidos políticos, pq existem muitos, mas todos são coligados aos grandes. Só pra nos confundir. Enfim.
anônimo
anônimo
24/11/2021 17h33

Talvez um dia, mas acho que vai demorar ainda.

O primeiro ponto é que impostos

por si só não viram benefício, não no Brasil. Tributamos justamente os mais pobres que são os maiores prejudicados, então não tem lógica o governo "conceder benefícios" ao pobre, se eles estão justamente tirando dinheiro dos pobres através desses impostos.

Além disso, aqui a nossa carga tributária é totalmente desproporcional a nossa economia, não temos uma economia que justifique uma mordida tão grande assim. Alta carga tributária são atributos de países muito desenvolvidos com alto padrão de vida como Dinamarca, Suécia, Noruega e demais países nórdicos.

Como é que um país vai estimular o consumo e a economia cobrando tantos impostos assim? Não tem sentido disso funcionar não. Até a China viu que esse negócio não deu certo e abaixou ao máximo seus impostos para atrair grandes empresas para o seu país.

Segundo ponto é que a corrupção não é uma causa, é um sintoma. É um sintoma de um país sem lei, de um país que o povo continua votando para as mesmas pessoas que já foram condenadas por corrupção, de um país que tem a cultura do "rouba, mas faz", de um povo conivente que não cobra medidas anticorrupção de seus representantes, de um país que afundou a lava jato para defender seus marajás políticos. A corrupção no Brasil é sistêmica e cultural, e acho que vai ser bem complicado acabar ou reduzir com isso.

E o último ponto que você salientou ai não é tão difícil de acabar, desde que o povo eleja pessoas que combatam privilégios da elite do funcionalismo público, incluindo os políticos, é claro. Os caras se beneficiam do sistema, então eles não tem muita vontade de mudar isso.