Eu acho que temos que ser conservadores na política e liberal no resto. Todos os
países que deram certo politicamente falando são conservadores, Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Alemanha e cia... Países mais liberais e socialistas vivem de revoluções sociais, fome e escassez. Uma democracia forte é, em essência, conservadora. Porque devemos sempre conservar as instituições, o respeito a dignidade humana, aos direitos individuais, ao direito a propriedade e a religião.Agora, no campo social, acho que devemos optar por ser mais liberal, não adianta ficar obrigando as pessoas a não fazerem as coisas, elas vão fazer e pronto. A lei diz que não podemos fumar maconha, mas em compensação álcool e cigarro tá ok, e chega a ser estranho ver conservador dizendo que "cigarro" tudo bem, mas maconha não, incoerência total.
No campo econômico, sou a favor da liberdade, mas com o estado atuando como fiscalizador para que situações como açougue vendendo carne estragada ou patrão colocando o funcionário em semi escravidão não ocorra. A atuação do estado deve ser de auxiliador e fiscalizador, mas não como empecilho como infelizmente ocorre no Brasil. No Brasil, o estado acaba atrapalhando, o que dificulta a ascensão do nosso país no mercado internacional.
Apesar de eu ser totalmente contra o socialismo, continuo sendo a favor de políticas sociais básicas que oferecem o mínimo de assistência às pessoas mais simples, como o acesso a justiça, a segurança, a educação e saúde.
É impossível que haja democracia decente e dignidade sem acesso à educação básica.