Namorado com fobias e ansiedade, o que fazer?

Ontem de noite quando ele estava na minha casa, começou a ter uma crise de ansiedade forte, teve ânsia de vômito, tremedeira e até chorou. Ele me disse depois que é porque se cobra muito, e as vezes os seus pensamentos o devoram. Ele tem muitas fobias também, sempre preciso ficar atenta com sangue, por exemplo, porque ele passa mal, agulhas também.

Ele demonstra ser uma pessoa confiante, segura. Foi a primeira vez que vi ele assim, pois sempre que ele está tendo essas crises, costuma se afastar, mas ontem não conseguiu.

Queria poder amenizar isso, ajudar ele de alguma forma. Algum de vocês tem experiência em lidar com pessoas assim? Alguma ideia do que eu posso fazer?

Obrigada.
anônima
anônima
10/12/2021 10h45

Sei que é bem complicado lidar com pessoas que possuem algum problema, mas a verdade

é que todos nós temos algo que será difícil de lidar para o outro. Quando falamos principalmente sobre problemas de saúde mental eu vejo que há muita campanha para pouca ação.
As pessoas postam sobre, mas na hora de realmente ter que lidar com alguém que está psicologicamente instável acabam fugindo, falando que é exagero e piorando a situação.
Sou uma pessoa que tem tido muitas crises de pânico e de ansiedade ultimamente e tudo que eu mais queria que alguém fizesse nestes momentos era oferecer escuta e acolhimento.
Acolher é validar as emoções do outro, estar por perto, estar disponível, proteger mesmo a pessoa que está neste momento de vulnerabilidade. São raras as pessoas que fazem isso.
Uma coisa importante também seria você fazer acompanhamento psicólogico junto com ele, porque infelizmente conviver com uma pessoa assim, dependendo do caso, pode ser muito difícil e acabar te deixando mal também. A terapia te ajudaria a dosar até que ponto (e como) você poderá ajudar sem se prejudicar.

Espero ter ajudado!