anônimo
anônimo
11/12/2021 16h37

Não. Se não fosse pelo capital investido além de toda a ideia que pertence ao

empresário comprou, não haveria matéria prima, maquinário e equipamentos nem nada. Aquilo tudo tem dono. Eu por exemplo, tenho uma empresa que fabrica e vende lápis modernos que não poluem o ambiente e dura, mais tempo.. Eu tive a ideia inovadora, investi dinheiro do meu próprio bolso e construí uma grande corporação. Mas a fábrica precisa de trabalhadores. Depois de todo o tempo, dinheiro e inovação que veio de MIM, porque o operário deveria ficar com tudo, sendo que ele só se especializa em uma mísera e minúscula parte de toda produção, e pode fazer um trabalho simples e substituível? Por que todo o meu trabalho intelectual e monetário, que pode revolucionar a saúde, a tecnologia ou o mercado, deve ter seus lucros por alguém que só montou uma parte daquele produto/serviço? Não fui eu que fiquei horas e horas, dias e madrugadas tentando montar e concretizar minha ideia? Pra um zé ninguém ir lá e ficar com o que é meu?
Ou vamos super que eu criei uma história em quadrinhos. Criei os personagens, a história, o roteiro, a minha própria editora, o mundo fictício… Só falta contratar desenhistas, coloristas etc… certo? Quase tudo veio de mim, porque o desenhista, ou o colorista, que só está lá para desenhar, teria algum direito sobre a propriedade dos meus personagens, mundo e etc?
Por isso essa frase é a mais burra. A ideia inovadora é minha, o capital e recursos são majoritariamente meus, o RISCO é meu. Se o negócio der errado, quem se fode sou eu, enquanto o operário pode achar trabalho em vários outros lugares, pois ele só se especializa em uma pequena parte da linha de produção, e não tem direito a nada que não o pagamento pelo trabalho bem feito.

É claro isso vai depender de negócio pra negócio, linha de produção etc… em pequenos e médios negócios, os empresários TAMBÉM agem como operários. Então tudo devia ser deles também.