Vocês conhecem alguém que tem HIV?

Já conheci de vista era uma menina muito bonita mas a pele dela era tipo escamada tipo escama de peixe era diferente é o olhar dela era muito sofredor mas o rosto dela era de princesa ela tinha namorado que TB pegou HIV ela morreu mas o cara que ela namorava não. Na escola onde eu estudava TB tinha um cara que era doente é as pessoas tinham receio de beber água na torneira que está pessoa bebia daí ele começou a beber água num copinho de plástico é existem pessoas que tem até medo de esbarrar com essa doença, vc acha que isso é preconceituoso? Vc TB tem esses receios

Tem pessoas que morrem de HIV é outras não pq será
anônimo
anônimo
anônimo
anônimo
16/12/2021 19h19

Gente, sou portador há 1 ano e gostaria que vocês soubessem que HIV hoje em

dia não mata, o que mata mesmo é preconceito e ignorância. Uma pessoa soropositiva que descobre o HIV e segue o tratamento à risca tem a expectativa de vida igual à de uma pessoa soronegativa.

HIV não é AIDS! Tecnicamente, a medicina considera AIDS uma infecção por HIV em uma pessoa que está com linfócitos CD4 abaixo de 300, ou seja, um quadro de baixa imunidade sujeito a doenças oportunistas e cânceres que não acometeriam uma pessoa saudável. É o caso apenas de pessoas que não seguem tratamento.

Uma pessoa saudável tem normalmente mais de 500 de CD4. Eu tenho 800 de CD4 e carga viral zerada. Sou um cara extremamente saudável, cuido bastante da aparência, faço academia, me alimento bem pra caramba, ninguém olhando pra mim sequer imagina que tenho HIV.

Pra vocês se informarem e entenderem como funciona: uma pessoa que faz o tratamento com os remédios antirretrovirais gratuitos no SUS fica indetectável (carga viral zerada) normalmente em 2 meses. Indetectável significa que exame não consegue mais encontrar o vírus no sangue da pessoa, ou seja, o meu exame HIV PCR dá igual ao de uma pessoa soronegativa.

Isso significa que estou curado? Não! Ainda não há cura. O HIV não existe mais no meu sangue, nem no sêmen, mas permanece oculto e inativo dentro de algumas células do corpo sem causar danos.

Há vários anos é consenso médico e científico no mundo inteiro que Indetectável = Intransmissível. Quem é soropositivo indetectável não passa HIV pra ninguém nem por relação sexual nem por contato sanguíneo. Inclusive casais sorodiscordantes (exemplo: homem soropositivo e mulher soronegativa) podem transar sem camisinha sem o parceiro se contaminar e podem ter filho normalmente.

Nunca cuidei tanto da minha saúde desde que descobri o HIV e isso não me define, não me sinto melhor nem pior que ninguém. Tenho meus sonhos e objetivos e sigo adiante, sou muito feliz e grato por tudo que conquistei.