A monogamia favorece mais os homens ou as mulheres?

9 de cada 10 opiniões que você lê ou ouve diz que o casamento monogâmico é algo que beneficia as mulheres, que se a sociedade e a lei não impusesse essa obrigação, os homens ficariam com várias mulheres e seria difícil para elas garantirem um marido exclusivo.

Eu discordo disso.

Acho que a monogamia favorece mais os homens, porque a população masculina e feminina tem aproximadamente o mesmo tamanho, então se a monogamia fosse algo socialmente e legalmente aceito e sancionado, a tendência (conforme a História mostra) é homens ricos e poderosos terem várias mulheres, e as mulheres preferirem ser secunda ou terceira esposa de um desses homens do que a única de um pé rapado. Como a população feminina e masculina tem o mesmo tamanho, iria faltar mulheres para todos, e os homens menos desejados iriam "sobrar". Iriam ter uma dificuldade pra arrumar mulher absurdamente maior do que atualmente.
Por isso, acho que o casamento monogâmico beneficia mais os homens.

O que pensam a respeito?
anônimo
anônimo
14/09/2017 13h37

Não necessariamente, afinal, ninguém obriga uma mulher a ficar com um homem pobre ou não

poderoso. Um ricaço pode muito bem ser casado com uma só e ter várias concubinas, por exemplo. Acho que a monogamia favoreceu mais as mulheres porque faz com que os homens fiquem com elas para cuidar da prole, e não saia por aí fazendo filhos. Lembrando que nossa sociedade foi construída por milhares de anos, e há milênios a realidade era outra. As mulheres não tinham as benesses de hoje, então era impensável que uma mulher engravidasse e cuidasse da prole e de si mesma sozinha.