Na verdade isso parte principalmente de um trabalho estadual e não federal.
O que acontece
é que no Brasil o governo federal detém muito poder, então ao mesmo tempo que o governador de cada estado não tem autonomia de legislar e criar leis que ache mais condizentes para seu estado, a maior parte das verbas públicas do estado fica com governo federal para fazer seus populismos. Com estados sem autonomia e verba insuficiente para trabalhar, fica difícil investir ou criar planos mais ousados de combate a criminalidade. O governo federal também pouco se importa com isso, já que sua família mora em bairros de classe alta ou no exterior onde tem mais segurança local.
Na verdade, a violência no Brasil não é alta em todos os lugares, ela é bem diferente em diversos pontos. Por exemplo, estados do norte e nordeste sofrem mais com a violência urbana enquanto os estados do sul e sudeste sofrem menos.
Há, inclusive, cidades no Brasil extremamente seguras e outras extremamente perigosas, mas no geral sim, o Brasil não é um país seguro de forma uniforme, poucos lugares no nosso país pode-se dizer que tem um nível satisfatório de segurança pública.