Ambos na prática tem a mesma finalidade, não é?

anônimo
Porque os nazistas foram mais diretos, e os comunistas discretos, eles matavam de forma indireta.
Não tem problema você matar seus generais e a sua população de fome, desde que esse não seja seu plano de governo.
É igual o governo Lula, se vende de "povão" enquanto enriquece meia dúzia de bancos, entende?
De fato, o comunismo foi tão ou mais sanguinário do que o nazismo, porém, há uma diferença. O nazismo era bem claro sobre seus objetivos de extermínio nacionalista, já o comunismo era discreto em suas ações homicidas. Não existe um plano de extermínio no comunismo, embora eles sejam flexíveis ao momento, caso homicídios em massa seja necessário.
Hitler teve muitos amigos naquela época, inclusive apoio dos comunistas e fascistas, o qual o próprio Hitler tinha uma admiração.
O comunismo na união soviética matou milhões de fome, fora as perseguições. Mas tudo bem, não era o plano deles, estavam apenas buscando a tal "justiça social", vale até matar em nome dessa tal "justiça".
O fato do Brasil não ter criminalizado o comunismo é, além desses fatores que disse acima, é porque o Brasil até hoje carrega uma forte influência soviética, em tudo, na área econômica e social.
Mas há países na Europa que proíbem o comunismo. Inclusive a Alemanha ficou muito temorosa após segunda guerra, porque iam sair de uma ditadura nazista para entrar em uma comunista dos russos.