Como lidar com o ego ferido?

Estou separada do meu ex-marido "oficialmente" há dois meses e estava extremamente tranquila.
Tivemos umas recaídas no último mês, aquele sentimento misto de familiaridade, saudade e costume... Mas mantivemos (mutualmente) a decisão de finalizar o casamento, porque temos certeza que a relação e o amor não eram mais os mesmos, apesar de não termos anunciado ainda para as nossas famílias (que são tradicionais). Temos uma relação tranquila de amizade também.
Enfim, ontem ele me comunicou que vai iniciar um relacionamento sério com uma moça que ele conheceu há uma semana no tinder. Fiquei meio chocada. Analisado friamente meus sentimentos, não acho que o amo. O sexo estava uma porcaria, somos melhores somente como pais dos nossos filhos. Mas estou com o ego ferido, pura e simplesmente. Não consigo evitar sentir isso. Já passaram por uma situação assim?
Meu ex-namorado somente namorou seis anos depois do nosso término, não passei por isso com ele. Na real, eu que namorei cedo e agora o jogo virou haha.
anônima
anônima
anônimo
anônimo
15/02/2022 15h49

Não existe amizade entre ex.
Para evitar esse tipo de situação, o contato deveria ser

estritamente relativo aos filhos.

Sobre ego ferido, o primeiro passo é identificar o motivo. No teu caso, por ele seguir em frente tão rápido, isto mexeu com seu orgulho; como se os vários anos juntos não tivessem existido para ele - penso eu.

Lido me pondo acima da situação, de forma em que não me abale; se algo feri meu orgulho, por exemplo, lembro a mim mesmo do meu valor, e digo que tal situação é uma bobagem irrelevante.
O desprezo/desapego/desdém usados, em algumas situações, corretamente são ótimos aliados.