Como as pessoas conseguem discutir com as outras sem gaguejar e chorar?

Eu não entendo como as pessoa conseguem discutir bem, fala tudo que pensa sem medo , ter argumentos etc.
Eu não consigo discutir ou brigar com quase ninguém , eu ODEIO isso, uma mulher uma vez falou um monte de merda na minha cara, falou que ia me bater e eu não consegui nem falar nada , fiquei perplexa , tremendo sem reação.

Eu ME odeio por ser assim, não tenho segurança nenhuma, por mais que eu esteja certa eu não consigo responder a pessoa ou me defender nessas horas, gaguejo e tremo. Como tem pessoas que gostam de barraco? Eu simplemente não entendo isso.

Vocês conseguem falar alto e discutir bem ? Como vocês fazem isso? Eu queria melhorar isso em mim não pelo fato de querer brigar mais sim saber me defender pra as pessoas não judiarem de mim , me sinto uma fraca boba

:(
anônima
anônima
02/03/2022 20h23

Moça, sei muito bem como se sente, sou exatamente assim como você, há profissionais que

dizem que essas coisas estão ligadas a traumas principalmente de infância.
Então se durante a sua infância seus sentimentos, vontades, opiniões eram invalidados pelas pessoas que cuidavam de você e ainda se você sofreu algum tipo de humilhação, exclusão, bullying na escola e "figuras de autoridade" não faziam nada a respeito.

Você pode ter se tornado uma adulta com esse tipo de bloqueio por esses motivos, esse é um pouco meu caso também. O choro acontece quando alguma emoção sentida alcança seu ápice, seja alegria, tristeza, raiva, etc... Como essa pessoa foi "ensinada" indiretamente que seus sentimentos não tem valor, ela guarda todos pra sí e não consegue colocá-los para fora, isso tudo se manifesta através desse choro incontrolável, tremores e a gagueira.

Não se sinta fraca por isso, na verdade, você é muito forte por ter passado por tudo isso. Saiba que isso não é um defeito, assim como pessoas "barraqueiras" também não são perfeitas e têm seus problemas. Ambos precisam passar por esse processo de trabalhar diversos aspectos em si.

E a melhor saída nem é buscar por saber brigar, mas sim por uma "Comunicação Assertiva". Assim, você se impõe, dá a sua opinião, diz o que precisa e até se defende sem ser agressiva e causar problemas para ti.