Isso.

1a
20% é o número recomendando pelos especialistas. A ideia de investir é que em algum momento a renda passiva pode pagar as coisas essenciais e gastar só com qualidade de vida...

1a
Tem q ter objetivos em comum, se a pessoa só quer o essencial, trabalhar, comer, dormir e sexo, tem que arranjar outra que pensa igual.

1a
20% é o mínimo, as vezes sobra dos gastos variaveis e essenciais. Vc usa já esses 20 pra investir em algo e já vai te dando algum retorno. Ou espera o bolo crescer mais pra investir... tipo comprar outra casa e financiar em 30 anos, vai alugando enquanto paga as prestações

1a
Parabéns, você parece ser uma mulher consciente. Pessoas assim fazem o patrimônio crescer facilmente.

1a
Eu já tenho minhas coisas , mas prezo mais pela qualidade de vida. Não vou gastar os melhores anos da minha vida, minha juventude, me privando de fazer coisas pra acumular patrimônio. Comprar casa a vista na minha opinião, é muita burrice. Só pra quem já nasceu com dinheiro sobrando em conta q vale a pena.

1a
Eu já falei que sou sozinho. Tenho um imóvel alugado também e o resto tudo em renda fixa. Financiar imóvel é furada, sempre comprei à vista.

1a
Quero comprar um terreno e colocar umas kitnets futuramente.

1a
Só compro apartamento pronto. Mas agora, faz tempo que não invisto em imóvel, nem quero mais, o custo benefício já não compensa. Construção é daquelas coisas piores do que a morte.

1a
Tem investimentos que pagam alugueis, como o tesouro com juros semestrais, ações com dividendos etc.

1a
Meu foco agora é só ganhar cada vez mais onde trabalho. Renda fixa não gera renda, tudo sai do principal. Botou 100 mil na renda fixa em 1996, tira todos os juros pra gastar, 28 anos depois, tem os mesmos 100 mil. 100 mil num apartamento em 1996, 28 anos depois você tira todo o aluguel e o imóvel vale 1 milhão. Imagina se reinvestir os aluguéis.

1a
Não vale 1 milhão. Tá desconsiderando a inflação, custos do imóvel para tê-lo e de oportunidade em investimentos melhores. O tesouro atrelando ao ipca cobre a inflação

1a
Mas, claro. Melhor a deixar parado...

1a
E os 100 mil de 1996 que são os mesmos 100 mil em 2024 gastando todos os juros? Agora, compra um barraco na favela. Aluguel é um extra. Renda fixa, não pode mexer um centavo.

1a
Se fosse corrigir só pela inflação, o imóvel de 100 mil em 96 seria até menos, valeria hoje 500, 600 mil. Se a localização melhorou muito, ai vai pra 1 milhão mesmo.

1a
Meus gastos a maioria é só pra lazer, comer fora e outras coisas mais. De fixo, pago luz, combustível, internet, gás, seguros de imóvel. Síndico não paga água e nem condomínio. Se a empresa dá vale alimentação, as vezes nem usa todo, compra tudo que precisa e ainda sobra, ou compra muita coisa de uma vez só que vai durar meses.