Você está achando o mundo diferente?

Tem alguma coisa errada no mundo... Parece que a atmosfera está deprimente, triste, melancólica...
anônima
anônima
anônimo
anônimo
28/04/2022 22h29

O filósofo Byung Chul Han diz que essa sua sensação é o resultado da transição

da sociedade disciplinar para a sociedade do desempenho.

Resumidamente, a sociedade disciplinar é uma sociedade da negatividade. É determinada pela negatividade da proibição. O verbo modal negativo que a domina é o não-ter-o-direito. Agora na sociedade de desempenho, no lugar de proibição, mandamento ou lei, entram no projeto, iniciativa e motivação. A sociedade disciplinar ainda está dominada pelo não. Sua negatividade gera loucos e delinquentes. A sociedade do desempenho, ao contrário, produz depressivos e fracassados.

O homem depressivo explora a si mesmo e, quiça
deliberadamente, sem qualquer coação estranha. É agressor e vítima ao mesmo tempo. [...] Ela irrompe no momento em que o sujeito de desempenho não pode mais poder. Ela é de princípio um cansaço de fazer e de poder. A lamúria do indivíduo depressivo de que nada é possível só se torna possível numa sociedade que crê que nada é impossível. Não-mais-poder-poder leva a uma autoacusação destrutiva e a uma autoagressão. O sujeito de desempenho encontra-se em guerra consigo mesmo. O depressivo é o inválido dessa guerra internalizada. A depressão
é o adoecimento de uma sociedade que sofre sob o excesso de positividade. Reflete aquela humanidade em guerra consigo mesma.