O petismo é atraente para os jovens por conta do assistencialismo com dinheiro público?

O assistencialismo brasileiro custa caro aos cofres públicos e seus resultados são insatisfatórios.

Nem me venham falar de Bolsa Família, um programa necessário no curto prazo, mas de implantação incompleta e que gera resultados nefastos no longo prazo como parasitismo, voto de cabresto e manutenção de uma base eleitoral burra e alienada, devido a não aliarem o programa ao sistema de voucher para a educação e ao corte de impostos e desburocratização para atrair empresas para as regiões mais necessitadas, gerando empregos e renda.

Além dele (muito além) temos programas “sociais” para moradia com inadimplência 400% maior que no setor privado, previdência pública falida e um benefício ao trabalhador desempregado que é confundido com um direito.

O mais importante ressaltar é que todo esse assistencialismo tem um custo (bem alto) e é pago com o dinheiro dos contribuintes.
anônimo
anônimo
03/05/2022 22h59

Assistencialismo no Brasil acontece há muito tempo. Getúlio Vargas era chamado de 'pai dos pobres'.

Avançando no tempo, Sarney criou o tíquete do leite. Collor, nada fez. Veio o PSDB, com FHC e criou o Bolsa Escola e o Vale-Gás, que no governo Lula, foi transformado em Bolsa Família. Dilma foi eleita na esteira dos projetos assistencialistas de Lula e deu no que deu. Mas é preciso reconhecer que no governo Lula, muitas pessoas saíram da linha de pobreza - que voltou a existir no governo Dilma. Bolsonaro, mudou o nome do Bolsa Família, para Auxílio Brasil e ampliou o leque de pessoas que podem receber. A situação econômica do Brasil atual, não é responsabilidade exclusiva do governo Bolsonaro. Não podemos ignorar fatores como a pandemia, por exemplo. E inevitavelmente, o analfabetismo político tende a jogar o país no labirinto econômico e político. Não sou adepto de nenhum partido político. Apenas observo o panorama das propostas de cada partido e seus candidatos para então decidir em quem votar. E para responder tua pergunta, não apenas os jovens são atraídos pelo petismo. Pessoas mais velhas também defendem o petismo (leia-se lulismo). Não é o meu caso. Só espero que Deus nos abençoe e nos livre de quaisquer pessoas que apregoam uma utopia, que pode se tornar uma distopia.