Finlândia anuncia intenção de entrar para a OTAN. Será que a Rússia vai invadir também?

País que faz fronteira com a Rússia, assim como a Noruega que já faz parte da OTAN, Finlândia pretende fazer parte da aliança militar com objetivo de se defender de possíveis ataques russos. O país nórdico chegou a ser invadido pela então União Soviética e, desse evento, surgiu a lenda chamada Simo Häyhä, o maior atirador da história do mundo que, sozinho, exterminou mais de 300 soldados soviéticos, sobreviveu a um tiro na face que deformou seu rosto e ficou conhecido com o codinome de "Morte Branca". Dono de uma pontaria incrível e sem precedentes até hoje, usando uma máscara e roupas brancas para se camuflar na neve, Häyhä é considerado um heroi nacional finlandês.

Diante disso, você acha que teremos um novo conflito, a exemplo da Ucrânia?
12/05/2022 12h22

Não dar para prever o que vai acontecer. Mas a Finlândia pagou um preço muito

alto no passado, eles perderam o território da Karelia para URSS e o que manteve a paz nesses países foram suas neutralidade durante a Guerra Fria.

Os sistemas de alianças militares foi o que causou a Primeira Guerra Mundial, pois um conflito local entre Império Austro-Hungaro e Sérvia acabou escalando para um conflito mundial devido às alianças existentes na época.

Vários diplomatas americanos avisaram o risco da expansão da OTAN para o leste. Pelo visto eles tinha razão. Como eu disse a Filandia já havia perdido a Karelia para Rússia, foi o preço que pagou para encerrar a guerra com a URSS e agora querem reacender novamente conflitos naquela região.

Essa política da OTAN de portas abertas e expansão vai acabar criando uma situação muito similar a Grande Guerra. Tem uma frase famosa que diz que não existe paz na Europa sem a Rússia.

Eu sinceramente não vejo vantagem nenhuma em entrar para OTAN, pelo contrário, só tem desvantagem. Paises que vivem em paz podem ser obrigados a entrar em uma guerra que não eh sua que pode desencadeada a qualquer momento. Tinha um discurso de Putin traduzido no Sputnik em que ele fala que sabia que a Rússia não tem capacidade de vencer em uma guerra convencional contra a OTAN, mas ele aleta que suas armas nucleares são iguais ou até mais avançada que a OTAN.

Há uma certa hipocrisia do ocidente. Recentemente a China firmou um acordo com as Ilhas Salomao para instalar suas bases lá. A Austrália chiou e protestou, os EUA ameaçou a China caso ela construa bases ali. Eh normal a Austrália ter medo da China perto das suas fronteiras, mas estão sendo hipócritas. Ninguém gosta de ver uma potência militar instalar armas e bases militares perto das suas fronteiras.

O que sinto eh que o mundo está cada vez mais perto de uma guerra mundial, que pode começar tanto no mar da China e na Europa com a Rússia.