Caso não houvesse lei, que tipo de pessoa você seria? O que seria capaz de fazer para se satisfazer?

Nesse caso não há nada além do seu senso de moralidade para regular suas ações. Visto que não haveria julgamentos na sociedade por não ter um parâmetro moral, como seria a sua conduta?
Mataria mais facilmente?
Mão leve?
Uma sociedade com o superego enfraquecido e dominada pelo Id.
O prazer é o seu guia.

Superego
-De acordo com a segunda teoria freudiana do aparelho psíquico, conjunto das forças morais inibidoras que se desenvolvem sob a influência da educação durante o processo de socialização; supereu [As três instâncias que compõem o aparelho psíquico são o id, o ego e o superego. ].

Id
-Designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica. É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer, ou seja, busca o que produz prazer e evita o que é aversivo.
anônimo
anônimo
rns
17/05/2022 17h00

Cara, primeiramente, lei e moral são conceitos distintos. Segundo, que tipo de lei você está

falando? Uma sociedade não precisa de leis escritas para que haja regulação da vida em sociedade. Terceiro, o fato de existir algum sistema normativo não implica que todas as pessoas sejam julgadas e condenadas justamente, da mesma forma que a ausência de um sistema não impede que as pessoas busquem justiça. Quarto, é impossível a existência de uma sociedade sem a criação de regras morais, pois as últimas são consequência das relações humanas. Quinto, é impossível responder sua pergunta porque ela trata de algo que por si só, além de abstrato, é impossível de acontecer, pela própria natureza dos conceitos utilizados, da maneira que você os empregou. Sua pergunta,da maneira que foi formulada, equivale a eu questionar como seria o gosto da água caso fossem retiradas as 2 moléculas de hidrogênio de sua composição (H2O). Não achei um exemplo melhor mas acredito que serve bem para ilustrar. Na minha humilde opinião tu tentou pagar uma de intelectual e o máximo que conseguiu foi passar uma vergonha. Sexto, e essa é só pra tirar uma pira kk, como que a sociedade, na "lógica" que expôs, não vai ter parâmetro moral, mas o indivíduo em si possui? Kkk