Minha esposa se tornou fria

Boa noite. Eu sou casado ha 13 anos, desde o começo ajudei muito ela, ela veio de um relacionamento abusivo, depois de alguns anos quase morri, descobri uma doença autoimune que quase me matou. Passamos por muitos altos e baixos, crises, etc. Nunca houve traição nem de minha parte nem da dela. Porem ela sempre foi extremamente ciumenta, nosso face era junto, ela nao tinha senha no celular, mas o meu tinha e ela sabia. Celular sempre na mao dela, vasculhava, mesmo assim sempre me acusava. Uso whats so pra trabalho, so participo de um grupo de soldadores e tal. Por causa da saude dela, incentivei começar a caminhar e depois de alguns meses entrar na academia. De uns tempos pra ca ela nao demonstra mais ciumes, colocou senha no telefone, nao deixa desbloqueado, vive me falando que tenho que me divertir, ate falou que deveria sair sozinho. Ai eu falei que se fizesse isso ia ser chato. Nao consigo sair sozinho, porque me sinto estranho. Ela me prendeu tanto durante esses anos que eu me sinto incapaz de me divertir sozinho. Sempre senti ciumes dela, mas bem controlado, mas a partir da indiferença dela passei ate a querer clonar o whats dela. Sei que ela nao tem tempo de me trair, pois quando sai manda fotos, faz videochamada e o tempo dela é muito corrido, pois ela é dona de casa. Mas peguei um video no historico do youtube dela falando "como saber se um homem casado esta gostando de voce". Falei com ela que se pensar em trair me largue de uma vez, porque traição eu nao perdoo. Ela ficou brava dizendo que eu era descarado de estar acusando ela. Mas nao tenho mais acesso a nada dela. Nao sei se ela esta sobre influencia de amizades. Sei que ela anda assistindo videos de que a mulher tem que procurar sua propria satisfação, que nao precisa de homem pra ser feliz etc. So que dediquei muito tempo da minha vida a ela, inclusive criei 2 enteados, que viviam com a vó. Trouxemos pro nosso convivio, fiz o melhor que pude. Sera que ela me traiu, pensa trair, ou que eu termine? Obg
anônimo
anônimo
anônima
anônima
30/05/2022 12h47

Complexo, né? Eu sou casada, não sou jovem e vou jogar aqui uns questionamentos.

Você

já conversou com ela de boas sobre o que ela quer, sobre o que você quer e sobre o relacionamento de vocês? Você sente falta dos ciúmes exagerados que ela demonstrava? Por que você tem tanto medo da traição? Por que acha que ela pode te trair? Você conversou sobre sua insegurança? Você a conhece há bastante tempo... Não confia nela? Vocês não mantêm diálogo?

Então, tudo bem quando ela não tinha celular, quando ela ficava no seu pescoço, quando tinham perfil de casal? Tem certeza de que você não era ciumento desde o começo? Ou você ficou ciumento porque ela ficou "mais bonita"? Os hormônios dela melhoram, o corpo deve ter melhorado. Talvez ela tenha se cansado. Talvez ela esteja numa fase diferente da sua. Por que as amizades influenciariam, e não seria ela que está vendo as coisas com outros olhos?

Não é ruim pra você também ficar monitorando onde ela está e o que ela faz? Isso mata as coisas tanto pra você quanto pra ela. Isso mata um relacionamento.

Vocês já pensaram em procurar terapia de casal?

O fato de você ter dedicado a vida a ela e à família de vocês só diz respeito a você. Foi uma escolha (acertada) sua, e tudo bem. Ela pode fazer escolhas também, assim como você. Poderia ser você a ter ficado malhado e ter se encantado por alguma moça, porque somos seres humanos e mudamos (ainda que, muitas vezes, sem mudar). E também não quer dizer que isso aconteceu, não quer dizer que ela esteja interessada por alguém.

Isso tudo que você falou diz mais a respeito de você do que a respeito dela. É possível que ela tenha mudado, e você, não. Talvez seja uma nova crise no relacionamento, e você detectou isso. Legal. Qual é o próximo passo? O que você espera do casamento de vocês?

Eu acho que vale a pena que vocês conversem de boas, longe dos filhos, e procurem terapia (juntos ou separados), para tentarem entender o que querem do relacionamento de vocês.

Boa sorte! =)