Pois se as mulheres não buscarem sua indepencia e não buscarem ser donas do próprio nariz não serao os homens que iram fazer isso por nós... Isso é simples enquanto houver mulher em busca de ser dependente de marido haverá machismo. O machismo em grande parte nasce disso. E também nasce de mulheres que dizem que atividades como dirigir um automóvel é algo para o homem fazer. Enquanto houver mulher que gosta de depender de homem ou acha que alguma atividade como dirigir,jogar futebol,e entender coisas como física é algo masculino haverá machismo sim. Enquanto houver mãe que ensina as filhas ou os filhos que é papel só do homem prover o sustento de casa haverá machismo sim.
Entendo o seu ponto de vista, o que você quer dizer, mas é importante
também salientar que isso é herança do patriarcado e obviamente, veremos o machismo refletido e sendo exercido por mulheres tbm. Em seus projetos de vida - delimitando-as- em suas relações com os homens, pois mulheres assim como os homens são ensinaados assim: para terem este pensamento hierárquico para serem condicionadas a desempenharem os seus devidos papéis conforme o sexo em sua posição de gênero.Então eu acho que é uma questão de conscientização, não só da mulher mas de ambos: entender que ela não é frágil que ela pode sim contribuir com o seu parceiro que isto não é uma obrigação dele e que isso vai acabar agregando aos dois tanto em sociedade como como parceiros de vida mesmo. Mas que pensar diferente desta visão não a torna machista, por querer viver da forma que ela achar melhor.
Portanto temos ter cautela nesse tipo de reflexão, pois o machismo engloba uma sociedade como um todo, e neste todo estão inseridos tanto homens quanto mulheres.