"Coopere com o inevitável". O que significa?

Essa é uma das dicas que leio sobre evitar preocupações, mas confesso que não entendo direito. Poderiam dizer exemplos?
anônimo
anônimo
16/11/2017 23h28

Excelente questão, nos fazendo refletir. Bom, partindo do que sabemos: tá intrínseco como esse futuro

é ruim, e a forma com que não se pode evitar esse inevitável tb nos faz imaginar uma destino inexorável dos fatos decorrentes. Partindo do principio então que o destino exista e não se pode mudá-lo: pouco há de se fazer. Então como solucionar esse problema se ele é naturalmente insolúvel?
Acho que destino é incabível aqui, não conseguiríamos vê-lo se ele existisse, só bebendo de metafisica talvez, mas talvez ele seja hegemônico, como são muitas das leis da natureza, por exemplo. Mas o que há de perceptível, na grande maioria das vezes, é uma natural desencadeação das ações.

Agr sobre as preocupações é o que mais me assombra, o que te levou a se preocupar? Foi uma série de problemas? Pra se preocupar vc avistou o risco ou farejou o perigo, nesse caso fique longe, torne-o evitável. Fazemos isso identificando primeiro os riscos, após isso tentamos diminuí-los até um ponto não prejudicável, e talvez conseguimos extingui-lo. Conseguindo tudo isso, podemos chegar a conclusão que não era inevitável. Ou é inevitável apenas dentro da sua esfera? Transcenda-a então, ache alguma forma. Diante de todos esses cenários, todas essas perguntas e todas essas preocupações, ainda vemos que é de fato inevitável? Então "coopere com o inevitável", abrace-o, não se preocupe até ele chegar, somente depois disso passe a, de fato, se preocupar.