Qual a fronteira entre o amor próprio e o narcisismo patológico?

"Na tradição grega o significado de narcisismo é o amor de um indivíduo por si mesmo. No mito – Narciso é de uma beleza ímpar que, ao ver sua imagem refletida na água, apaixona-se por esta imagem e mergulha os braços para abraçá-la. Até o fim do século XIX o termo narcisismo era caracterizado pelo o amor dedicado pelo sujeito a si mesmo."

Só mais uma reflexão:
Amor próprio é amor verdadeiro?
Qual o significado desta frase em sua concepção: "Amai o próximo como a ti mesmo". Estaria inferido aí a ideia de que já nos amamos o suficiente e, portanto, completamente capazes de sacrificar o amor egoísta por outro alguém?
A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?

Sejam livres.
anônima
anônima
25/06/2022 22h53

Muitos psiquiatras defendem que o narcisista, na verdade, não tem amor próprio algum por si

mesmo. É alguém tão inseguro, que precisa rebaixar e se escorar em outras pessoas para se sentir superior.

Seria uma alta auto-estima falsa. E pensando bem, faz sentido. Quem realmente está seguro de si, não vive pela aprovação dos outros e nem precisa rebaixar ninguém como o narcisista faz. Quem realmente se ama, consegue ficar sozinho, mas não verá o narcisista sozinho, pelo contrário, verá ele pulando de relacionamento para relacionamento freneticamente.

Verá o narcisista se gabando pelos seus bens materiais, pelas suas conquistas, pelo seu diploma. Quem se ama de verdade, simplesmente não sente necessidade de se expor desse jeito, pois não precisa da admiração de outros para se sentir bem.