Qual a fronteira entre o amor próprio e o narcisismo patológico?

"Na tradição grega o significado de narcisismo é o amor de um indivíduo por si mesmo. No mito – Narciso é de uma beleza ímpar que, ao ver sua imagem refletida na água, apaixona-se por esta imagem e mergulha os braços para abraçá-la. Até o fim do século XIX o termo narcisismo era caracterizado pelo o amor dedicado pelo sujeito a si mesmo."

Só mais uma reflexão:
Amor próprio é amor verdadeiro?
Qual o significado desta frase em sua concepção: "Amai o próximo como a ti mesmo". Estaria inferido aí a ideia de que já nos amamos o suficiente e, portanto, completamente capazes de sacrificar o amor egoísta por outro alguém?
A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?

Sejam livres.
anônima
anônima
25/06/2022 23h54

Narciso morreu de fome na beira do rio admirando a própria beleza, se admirava tanto

que esqueceu até de viver. Por isso narcisismo é considerando, colocando em palavras simples, um exagero de amor próprio.

"- Amai o próximo como a ti mesmo."
Invenção religiosa muito antiga para manter a plebe no seu devido lugar, sem ter muitas pretensões de ser melhor que o próximo, não ameaçando assim o domínio econômico da burguesia. A religião no passado sempre trabalhou em função dos interesses da monarquia e da alta sociedade.

"- A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?"
No meu ponto de vista amar é fácil, duas pessoas que tem doses saudáveis de amor próprio não tem dificuldade em se amar, quem ama a si mesmo vai sempre respeitar as diferenças e aceitar o outro como ele é. O amor próprio nos ensina a amar não só a nós mesmos, mas também a outra pessoa por quem ela é