Qual a fronteira entre o amor próprio e o narcisismo patológico?

"Na tradição grega o significado de narcisismo é o amor de um indivíduo por si mesmo. No mito – Narciso é de uma beleza ímpar que, ao ver sua imagem refletida na água, apaixona-se por esta imagem e mergulha os braços para abraçá-la. Até o fim do século XIX o termo narcisismo era caracterizado pelo o amor dedicado pelo sujeito a si mesmo."

Só mais uma reflexão:
Amor próprio é amor verdadeiro?
Qual o significado desta frase em sua concepção: "Amai o próximo como a ti mesmo". Estaria inferido aí a ideia de que já nos amamos o suficiente e, portanto, completamente capazes de sacrificar o amor egoísta por outro alguém?
A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?

Sejam livres.
anônima
anônima
27/06/2022 00h55

Acredito que o que difere é o senso de superioridade que o narcisismo patológico possui.

Uma pessoa normal com amor próprio consegue vivenciar isso sem o sentimento de humilhação e superioridade para com os outros, é possível ter amor próprio e continuar tendo empatia e gentileza com seus semelhantes; já no narcisismo patológico isso não acontece, o narcisista precisa depreciar e humilhar as pessoas ao seu redor para poder regular sua autoestima através das reações de outrem, por conta da sua autoimagem distorcida.