Se isto for verdade, então pode-se dizer que o discurso da velha natureza primitiva do homem seria uma grande desculpa para a falta de respeito, mau caratismo e consequentemente a falta de amor ?
Não, o homem moderno que ama verdadeiramente não trai, por conta de um único fator:
ética e moral.Por mais que nossa natureza ainda tenha traços primitivos, não somos como nossos antecessores, somos seres mais civilizados, "evoluídos", por isso não parece uma boa justificativa para uma suposta traição, quer ver um exemplo? Antigamente, em tribos indígenas, era comum a prática de canibalismo, porém, com o surgimento de civilizações mais modernas, a prática foi abolida, e por mais que você justifique que o canibalismo é algo da natureza de todos os seres vivos, ainda sim, não será o suficiente quando você for para o tribunal responder pelo crime. Isso ocorre por que vivemos em uma sociedade, e temos direitos e deveres, e alegar que você fez algo baseado na teoria da evolução é o mesmo que dizer para o Juíz que você não é um ser humano, e sim um animal irracional, logo, terá seus direitos e deveres baseados nisso. Digamos que, para o homem moderno, essa justificativa é uma "desculpa que convém".
Da mesma forma podemos falar a respeito de traições, por mais que esse instinto ainda esteja em nosso DNA, não é como se não pudéssemos controlá-lo, pois somos seres racionais e possuímos a ética e a moral, diferente dos outros animais.
Por isso, para os outros animais esse argumento pode justificar qualquer coisa, mas para nós, não.
Lembre-se: se quiser agir como um animal, será tratado como um, e não só quando convém.