Devo terminar com minha namorada?

Namoro há mais de um ano com a mesma garota. Ela é bastante gentil. Porém um traço que noto, é que ela é muito ciumenta. Não posso falar de nenhuma mulher: colega, amiga, amigo, familiar demais, que ela fica ressentida, e reclama. Não falo o tempo todo, às vezes quero contar algo do meu dia que simplesmente tem alguma mulher envolvida (apenas contexto social). O resultado é que não me sinto confortável de conversar abertamente sobre meu dia, pois tenho medo da reação dela. Muitas vezes ela fala que traio ela ou que tenho atitudes suspeitas, mesmo não tendo. Isso me deixa muito chateado, já pedi para ela parar muitas vezes, é realmente algo desgastante.
Já Me ligou mais de 10x em menos de uma hora, acredito que quando uma pessoa liga e não atende, não está com disponibilidade naquele momento. Tento explicar esse meu ponto e infelizmente, não resolvo. Me sinto muito pressionado e sufocado por essas atitudes dela, gosto de liberdade responsável. Acredito que cada um tem sua vida particular a cultivar e outra que é composta pela casal, em que os dois se ajudam. Sinto que é algo da personalidade dela. Uma vez conversei com a tia dela e ela contou que o casamento próprio foi meio que atrapalhado por ciúmes excessivo. Bom, as vezes me questiono se é algum traço familiar.

Alguma sugestão?
anônima
anônima
27/07/2022 22h46

Se você já tentou conversar e não resolveu, não há o que fazer, moço.

Uma vez

li um trecho da peça Otelo que dizia assim: “ mas almas ciumentas não funcionam assim. Elas nunca são ciumentas porque há uma causa, mas sim porque são ciumentas. Este é um monstro gerado em si mesmo e de si mesmo nascido”.

Então, por mais que você tente, não irá adiantar. O ciúme é da personalidade dela. A decisão de melhorar é somente dela.
E você também não pode viver eternamente pisando em ovos.

Eu terminaria. Melhor sofrer agora do que continuar mais uns anos assim.