Por inacreditável que pareça, a maioria dos meus profs do colégio era mais ao estilo
conservador e capitalista mesmo, poucos tinham esse pensamento mais esquerdão radical.Sobre esse lance de salário, tudo é muito relativo. No fundo a maioria não tá em busca de ganhar bem, mas sim ganhar melhor do que o coleguinha, do que o vizinho, do que o fulano de tal.
O que é ganhar bem afinal? Se o salário mínimo fosse 4000 mil, e os professores ganhassem 5000, seria um mau salário? É muito subjetivo. Para algumas pessoas, 20 mil não é tanto, para outras, isso é uma pequena fortuna.
Qual é o salário que justifique o trabalho de um professor? Por que o trabalho de um professor é mais "digno" ou merecedor do que o de catador de reciclagem? Ou o do lixeiro? Do cara que pega laranja de sol a sol? Só por que ele tá ensinando um bando de molecada aquilo que ele aprendeu na escola também? Enfim....
Esse debate sobre salário ideal me parece mais uma disputinha do que de fato um dialogo sobre o que é um salário ideal e o que ele representa. Por que ganhamos pouco? Ou o muito vira pouco? O quanto é pouco e por que isso acontece? Cara, é muita guerra boba de narrativa, sabe?