Meu amigo mandou muito mal no seminário e eu disse a ele que foi a pior apresentação que eu já vi. Fui idiota?

Ele fez uma apresentação deplorável no nosso trabalho. Não tava conseguindo nem ler direito o que estava no slide, gaguejava, travava, tava explicando tudo errado, explicava olhando pro teto... e eu fiquei furiosa! Ele é errado em quase todos os sentidos: Chega atrasado; é inconveniente; fala muito palavrão; ri alto e atrapalha os outros; é desengonçado; demora pra responder no WhatsApp; não leva nada a sério... a única qualidade dele é: ser gente boa.

Suportei tudo, mas hoje foi a gota d’água. Falei: “Você fez a pior apresentação que eu já vi e me envergonhou muito!”. Exagerei?
26/08/2022 19h51

Exagerou pra caralho, moça. Eu ficaria arrasada com um comentário desse vindo da minha amiga.

Já parou pra pensar que essas podem ser as maiores inseguranças dele? Acha que alguém em sã consciência vai querer se apresentar assim? Ele sabe que foi mal. Não conseguir falar em público é uma dor enorme e um desafio pra quem quer crescer no mercado de trabalho, a maioria das profissões requerem boa oratória e relação com o público.
Ninguém é assim porque quer. Muito provavelmente ele se incomoda de ser taxado assim pelas pessoas e não consegue mudar esse padrão.
Me identifiquei bastante com a maioria caracteristicas citadas por você, fui chamada assim a minha vida inteira e sofri bastante porque achavam justo que eu não queria mudar, atualmente eu fui diagnosticada com TDAH e foi aí que eu entendi tudo.
Às vezes sinceridade demais vira desrespeito, o melhor que você poderia fazer nessa situação é acolher e ter a escuta ativa, ainda dá tempo de se desculpar e fazer isso.