Casamento é uma farsa ou se justifica por gerar famílias saudáveis e maior estabilidade social? Explico...

Não há dúvidas que o casamento contribui para crianças mais saudáveis, estáveis, assistidas etc. e consequentemente uma sociedade mais equilibrada e "saudável" em seus mais diversos aspectos.

Porém, tbm se sabe que pouquíssimos casamentos passam por todas as fases e de fato se cumpre o "ser fiel, até que a morte o separe". As mulheres quase sempre perdem o interesse sexual com o tempo (pelo menos no marido), principalmente depois de terem filhos. Até também por isso os maridos acabam em algum momento dando alguma pulada de cerca, pois além da diminuição do sexo conjugal, muitos caras sentem a vontade de variar, ter uma mulher diferente.

Nada disso significa que necessariamente o sentimento morreu totalmente entre o casal. Mas é inegável que se for investigar, pouquíssimos casamentos passarão por todas as fases até a velhice, e menos ainda sem ter tido alguma dessas intercorrências.
anônimo
anônimo
30/08/2022 11h03

O estado moderno, com seu ativismo jurídico parcial, destruiu por completo a instituição do casamento

e toda sua essência, ao distorcer seu significado real e reduzi-lo a uma mera fonte geradora de bens e recursos. Como se não bastassem os acordos políticos entre famílias reais nobres e seus casamentos por conveniência posteriormente copiados pelas eras republicanas entre famílias oligárquicas.

É uma das maiores razões para eu não querer nem ouvir falar sobre isso, assim como um número cada vez maior de homens.