Nunca tive essa experiência, ainda bem.

anônimo
08/09/2022 14h29
Sim e Não.
Se algo não pode ser provado de maneira experimental, não tem como ter
prova de que é isso ou aquilo. Mas... Também não tem como descartar.Cientificamente sabe-se que o cérebro tenta compreender o evento da paralisia do sono preenchendo lacunas (quem pode explicar melhor isso são neurologistas, não é minha área) mas algumas áreas se desligam e outras ficam ativas. É um estado entre o sono e a vigília.
Já os psicólogos vão dizer que tem haver com a neurologia (o que disse acima) e que as manifestações (visões) são conteúdos do pré e do inconsciente.
Mas tem a para psicologia. Tem alguns eventos para psicológicos que já foram acompanhados de perto por cientistas (como pottergeist's [movimentação de objetos], aparições em câmeras [casos que analistas afirmaram que não era montagem], premonição [pessoas aparentemente que "previram" acontecimentos, seja por sonho, seja por visão], Falha em Aparelhos Eletrônicos [como luzes queimando e piscando, aparelhos queimando, tv's ligando sozinhas, rádios se sintonizando e com conversar aparentemente "que fazem sentido", EQM's [experiencia quase morte com vidas passadas aonde a pessoa diz detalhes da vida passada], alguns casos de projeção astral [aonde a pessoa "sai" do corpo].
Mas é muito difícil analisar a para psicologia.
1. Não tem como prever quando vai acontecer esses eventos
2. Na maioria das vezes são casos "isolados" e inexplicáveis
3. A Maioria dos Cientistas se recusam a aceitar os eventos, então a comunidade Cientifica dá total descrédito.
A Psicologia foi virar ciência apenas no século 19 com o primeiro laboratório experimental que procurava reproduzir eventos psicológicos em Ratos e em Cães.
Tem até psicólogos que as teorias foram provadas experimentalmente e estão vivos até hoje, pra ver o quão recente é.
Agora imagina a para psicologia.