19/09/2022 15h12

Quando você acessa um site, existe um caminho que a informação percorre até você poder

de fato ver e usar o site.

Ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, seu computador se comunica com outro computador (chamado servidor) e envia o que você digitou na caixa de busca. O servidor processa esse texto digitado e gera uma resposta, que ele devolve para o seu navegador de Internet exibir. Essa resposta é escrita em formato de texto puro (geralmente, código HTML ou JSON).

Quando essa resposta chega no seu computador, o navegador interpreta a resposta e, se for HTML, exibe a página conforme o código determina.

Um programador backend escreve código que será executado pelo servidor, ou seja, o processamento da busca. Ele vai pegar o que foi enviado na caixa de pesquisa e comparar em um banco de dados que apenas o servidor tem acesso para, por exemplo, montar uma lista de resultados e devolver para o seu computador.

Um programador frontend escreve código que também será devolvido pelo servidor, mas esse código será interpretado pelo navegador do usuário. É o código HTML (e JavaScript) que controla botões, que valida formulários, que faz o envio de novas informações para o servidor ou que dispara ações (excluir mensagem, por exemplo).