27/09/2022 09h43

Vou te dizer que a maioria das pessoas gasta pelo que ganha ou mais. O

correto seria gastar um patamar abaixo do que se ganha e investir o restante. Mas, te digo, pouquíssimas pessoas fazem isso. Não é atoa que o percentual de investidores no País é abaixo dos 5%. Por que tens que entender que cargos, salários são coisas passageiras. A menos que seja servidor público. No entanto, mesmo os que ganham muito acima da média, tem que entender que nunca terão uma Ferrari, helicóptero ou coisa do tipo só com o salário.

Conheço um cara que ganha na faixa dos 200k líquido por mês. Tem 4 empresas. Ele tem sim um imóvel quitado de meio milhão, uns 800 mil de carros e outro imóvel. Mas, já faz 15 anos que ele ganha esse valor. Era para ele ser multimilionário e estar aposentado. Mas, o cara tem a capacidade de torrar tudo isso, pois sabe fazer dinheiro com muita facilidade.

Mas, é questão de educação financeira e ego. Muitas pessoas consomem para terem bengala emocionais. Depositam frustrações em bens materiais achando que serão a solução. Óbvio que mais conforto melhora a vida e não estou falando o contrário. Mas, é importante saber priorizar as coisas e onde investimos o nosso tempo, que é o nosso bem mais precioso.