Não tem apenas eleitores do Lula. Acontece aqui no Nordeste o que acontece no Brasil
inteiro.Dentre a população mais pobre, o Lula ganha de lavada. Dentre os mais ricos, quem ganha de lavada é o Bolsonaro.
A CNN recentemente deu explicação coerente de porque que em algumas pesquisas o Lula tem larga vantagem, em outras a vantagem cai e em algumas o Bolsonaro até ganha.
Datafolha e um outro instituto grande (que não me recordo o nome) consideram que 50% da população ganha até 2 salários mínimos. Como mais pessoas pobres são entrevistadas, o Lula ganha de lavada. Um outro instituto grande (que também não recordo o nome) consideram que 38% da população ganha até 2 salários mínimos. Como menos pessoas pobres são entrevistadas, a vantagem do Lula cai. Os institutos que entrevistarem menos pessoas pobres ainda podem até dar vantagem para Bolsonaro.
No nordeste a vantagem do Lula é maior porque aqui tem um percentual maior de pobres, mas em regiões pobres pelo Brasil inteiro o cenário é similar.
Vou dar alguns exemplos facilmente perceptíveis. Você já teve ter visto várias enquetes nesse site e em outros. Possivelmente em quase todas (ou talvez todas) o Bolsonaro tenha ganho. Isso não significa que ele tenha mais votos e as urnas sejam fraudadas, significa apenas que foi consultado um público que predominantemente vota nele (pra nós ter internet é básico, mas para muita gente é quase uma utopia). As carreatas do Bolsonaro são MUITO maiores (INCLUSIVE AQUI NO NORDESTE), por ter até mesmo um carro popular já coloca a pessoa em um grupo de privilegiados.
Vou dar alguns exemplos da minha realidade. Eu moro em um bairro de periferia, mas frequento vários ciclos sociais com pessoas de clásse média alta ou até ricas. Aqui no meu bairro é muito dificil achar eleitor do Bolsonaro. Contudo, nos ciclos sociais mais ricos que eu frequento ele ganha de lavada.
Sou servidor lotado em Caxias (um interior do Maranhão, mas que está entre as 10 cidades mais ricas)